O impacto da segunda semana do Mundial na rotina do consumidor brasileiro

Sabemos como os brasileiros ficam malucos nessa época de Mundial. Muitos jogos de futebol, saídas a bares, restaurantes, supermercados e comidas rápidas de última hora. O Waze aponta um aumento considerável no volume de tráfego e algumas mudanças de comportamento dos consumidores.

Para aproveitar cada minuto e evitar a multidão nos mercados e nas ruas, veja as informações a seguir.

Dia 20 de junho, quarta-feira: Portugal, Espanha e Uruguai em campo. Dia de comer fora para assistir aos jogos. Os fast foods tiveram 10% mais navegações se comparada a outras quartas-feiras.

Dia 21 de junho, quinta-feira: Um aumento nas navegações de diversas categorias no dia em que os times Argentina e França entraram em campo, mas também pelo fato do Brasil jogar no dia seguinte. As navegações aumentaram em 8% para bares, 11% para fast foods e 5% para supermercados se comparado a outras quintas-feiras.

Dia 22 de junho, sexta-feira: Não houve aumento nas navegações para bares, restaurantes e fast foods, indicando que muitos torcedores escolheram assistir ao jogo do Brasil, que aconteceu às 9h da manhã, em casa. Aqui fica clara a oportunidade para as marcas aproveitarem o dia anterior aos jogos para impulsionar a comunicação de seus produtos e promoções.

Dia 26 de junho, terça-feira: Mais uma vez, o dia anterior ao jogo do Brasil foi dia de se preparar para ver a seleção em campo. A categoria de supermercados teve 7%, e a rede Pão de Açúcar viu um aumento de 17% no volume de navegações em comparação a outras terças-feiras.

Dia 27 de junho, quarta-feira: Jogo do Brasil à tarde muda tudo e foi o dia mais impactado pela Copa no período analisado. O Jogo do Brasil, que aconteceu às 15h, permitiu que as pessoas fossem às compras de última hora aumentando as navegações para o Pão de Açúcar em 7%, em fast foods 14%, e finalmente se encontrassem nos bares, representando um aumento de 207% nas navegações se comparando a outras quartas-feiras. Esta partida realmente movimentou o país, mudando completamente a rotina do Brasileiro e o trânsito, como podemos ver no gráfico abaixo:

Fique de olho e programe-se para evitar trânsito nos horários de pico durante os jogos.