Waze Carpool realiza evento para discutir mobilidade urbana no Rio de Janeiro

Um dos principais mercados do Waze no país, a cidade do Rio de Janeiro recebe o Waze Carpool em campanha do movimento #MovetheCity

Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 2018 - Waze Carpool discute a mobilidade urbana hoje, no Rio de Janeiro. A plataforma que une usuários nas ruas e fora delas, considera o Rio de Janeiro como um dos três mercados brasileiros mais importantes, e sob o movimento #MovetheCity e os serviços do Waze Carpool encoraja os motoristas a completarem os lugares vazios de seus carros e eliminar o trânsito de uma vez por todas. Em 2017, o número de carros no Brasil ultrapassou 43 milhões — quase 44% mais do que em 2009.

O Waze Carpool, em funcionamento no Brasil desde agosto deste ano tem como proposta principal eliminar o trânsito e, para isso, aproveita as viagens de carro que já aconteceriam de qualquer forma, e ajuda a ocupar os lugares vazios nos carros, apoiando quem recebe caronas a economizar tempo, dinheiro e o meio ambiente enquanto diminui o congestionamento. A Petrobras Distribuidora é um parceiro que encoraja seus funcionários a deixar os carros em casa e pegar carona para o trabalho com colegas.

“Escolher o Waze Carpool é optar por contribuir para a mobilidade urbana e para o fim do trânsito nas vias, uma vez que uma pessoa a mais em um carro significa um carro a menos nas ruas. Além disso, ter alguém nos trajetos de casa do trabalho torna estes momentos mais divertidos e interessantes”, diz Douglas Tokuno, Head do Waze Carpool no Brasil. "Nós temos orgulho em dizer que o Rio de Janeiro é um dos três principais mercados no Brasil para o Waze Carpool e tem colaborado para o combate ao trânsito ”, completa.

Desde antes do lançamento nacional do Waze Carpool, ainda na fase piloto, a Petrobras Distribuidora incentivou seus funcionários a deixarem os carros em casa e a usar a plataforma para compartilhar o trajeto com colegas. Houve um grande engajamento e, em três meses, foram cerca de 550 caronas e 11.723 km percorridos - numa distância média de 21 km por carona.

"Contribuir para mover pessoas e negócios é o propósito da Petrobras Distribuidora e o Waze Carpool vem de encontro a esta proposta quando oferece caminhos para melhorar a mobilidade urbana nos grandes centros. Ao mesmo tempo, os Postos Petrobras são locais seguros e de fácil acesso, com produtos e serviços para quem dá e para quem pega carona, uma ótima opção de ponto de encontro para os usuários", diz o gerente executivo de Comunicação, Marcas e Sustentabilidade da Petrobras Distribuidora.

Esse é o caso de Guilherme Albuquerque, analista de comunicação digital da BR, já deu 140 caronas pelo app - todas para funcionários da empresa. "A ida e volta do trabalho virou uma parte agradável do dia, além de ajudar a conhecer mais as pessoas com quem trabalho e as suas áreas de atuação. Dessa forma, consigo ter uma visão mais ampla do negócio em que atuo. O trânsito tem que abrir espaço para essas alternativas de mobilidade."

Para contribuir com o crescimento do serviço, o Waze Carpool também fechou uma parceria com a Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil. Os mais de 500 mil alunos e cerca de 14 mil colaboradores poderão usar o aplicativo para ir e voltar dos campi com valor promocional, durante os horários de aula. O objetivo é estimular a economia compartilhada e o uso racional dos carros, reduzindo o impacto no meio ambiente e facilitando o acesso às aulas.

Claudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio, responsável por importantes projetos dentro da companhia ligados a Esporte, Escola, Cultura e Cidadania, aposta na parceria com o Waze Carpool. "Não se trata apenas do fomento de novas ideias e de empreendedorismo, estamos focados na gestão da transformação, incentivando pessoas e criando oportunidades, gerando movimento produtivo e sustentável, de impacto e que faça a diferença. A parceria com a Waze Carpool vai beneficiar muitos alunos, facilitando a ida e vinda de todos", completa a executiva.

O Waze Carpool simplifica a experiência da carona e permite que ambos os usuários - quem dá e quem recebe carona - escolham com quem desejam viajar. As combinações mais próximas da rota ou com um colega com o mesmo horário de trabalho aparecem no topo da lista, e o pagamento é feito com segurança dentro do próprio app. Conectar pessoas no Waze Carpool se tornará ainda mais fácil e mais eficiente à medida que a cresce.

Algumas das funcionalidades do Waze Carpool incluem:

• Escolha seu parceiro: Quem dá e quem recebe carona pode escolher seus parceiros com base no perfil, avaliação por estrelas, número de amigos em comum, e filtros customizáveis como gênero, local de trabalho, e proximidade do caminho.

• Rotas otimizadas: Usando as atualizações em tempo real de tráfego do Waze, os usuários chegam mais rápido aos seus destinos.

• Caminhos mais baratos: Com todos os pagamentos concentrados com segurança no app, quem pega carona paga por uma viagem econômica enquanto os motoristas recebem uma ajuda de custo para a gasolina (até R$25 por carona).

• Agende viagens com até 5 dias de antecedência: Isso ajuda a organizar mais facilmente as idas e vindas do trabalho.

Baixe o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona) no iOS ou no Android. Para celebrar a chegada do serviço ao Brasil, o Waze está promovendo uma promoção novos usuários: para eles, todas as caronas custarão R$ 2 por 30 dias. Já, os motoristas receberão o valor normal: R$ 4 para trajetos com menos de 5 km, R$ 7 para rotas entre 5 e 15 km e R$ 10 para viagens com menos de 40 km.

Para saber mais sobre o Waze Carpool, visite https://www.waze.com/pt-BR/carpool.